Grupo NPO

Grupo NPO

Notícias » VÍDEO - Sugestões para deixar o seu currículo mais atraente

Inserida em: 22/09/2014

VÍDEO - Sugestões para deixar o seu currículo mais atraente

O currículo deve ser o “cartão de visitas” de todo profissional que pretende se recolocar no mercado de trabalho. Na grande maioria das ofertas de trabalho disponíveis, a primeira ação consiste em “encaminhar uma cópia de seu currículo” para análise por parte da empresa contratante, para posterior agendamento de uma entrevista pessoal, se for o caso.

 
Assim sendo, a elaboração desse documento merece uma atenção especial. Através de nossa vivência como consultores de RH, observamos queixas comuns tanto do lado de quem contrata, como do lado de quem quer ser contratado, sobre a dificuldade que o tema sugere, apesar da aparente simplicidade. 
 
Em função disso tudo, sugerimos alguns cuidados na confecção de seu currículo para que  possa ser mais atraente e competitivo no mercado de trabalho atual.
 
1º) Seja breve em suas colocações, pois este documento deverá ter no máximo duas páginas; 
 
2º) Independente do “layout” que escolher para a apresentação de seu currículo, o roteiro deve respeitar, basicamente, estes aspectos: Dados pessoais (omitindo nº de documentos pessoais); Objetivo (por área de interesse ou cargo); Formação  acadêmica/escolar (comentando sobre o nome da instituição em que se formou, o nome do curso e o ano de conclusão); Experiência profissional (nome da empresa, período em que atuou nela e último cargo ocupado, sempre do mais recente para o mais antigo) e cursos extra curriculares (desde que pertinentes ao seu objetivo profissional); 
 
3º) A “carta de apresentação” e “foto” não são itens obrigatórios, mas devem ser respeitados, quando solicitados; 
 
4º) Evite “frases de efeito” ao final da redação e comentários sobre características pessoais, pois não é adequado; 
 
5º) Erros de gramática não são tolerados. Por isso, mesmo que você contrate os serviços de elaboração de currículo, você é o único responsável pelo seu conteúdo e deve analisá-lo antes de divulgá-lo no mercado.
 
Para finalizar, a apresentação física e geral deve estar preservada, isto é: ele não deve estar amassado, rasurado, manchado com restos de comida ou exalar odor forte, por exemplo, pois não irá contribuir em nada para uma boa impressão sobre o profissional em questão. 
 
O ideal é que o profissional, quando estiver elaborando seu currículo, tenha em mente que, ele precisará chamar a atenção do selecionador, no “bom sentido”, isto é: pela apresentação geral adequada e agradável de se ler; com as “palavras chaves” que indicam que o profissional domina ou conhece a área ou cargo a que se candidata, e que, por algum desses motivos, diante de tantos currículos, o seu chamou mais a atenção do selecionador, que deseja conhecer melhor seu perfil profissional e pessoal, através de uma entrevista de seleção, para uma melhor avaliação de sua evolução no processo seletivo que estiver participando.
 
 
Grupo NPO
 

Lista completa de Notícias do Grupo NPO: