Grupo NPO

Grupo NPO

Notícias » FÉRIAS DE VERÃO DEVEM CONTRATAR 28 MIL TEMPORÁRIOS NO BRASIL

Inserida em: 28/01/2013

FÉRIAS DE VERÃO DEVEM CONTRATAR 28 MIL TEMPORÁRIOS NO BRASIL

 

Durante as férias de verão, as vagas temporárias se concentram nos parques temáticos, aquáticos e de diversão, que ficam mais movimentados nesta época do ano. “A previsão é que sejam contratados 28 mil trabalhadores temporários nos setores de lazer, entretenimento, indústria e comércio, crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2012”, afirma Jismália de Oliveira Alves, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e diretora de Comunicação do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem).

Lazer e Entretenimento
.
A maioria das vagas (24 mil) deve ser disponibilizada em parques temáticos, parques aquáticos e de diversão, clubes, hotéis, pousadas, acampamentos, bares e restaurantes e agências de turismo. Entre as principais funções estão atendimento, monitoria, recreação, operação de brinquedos, garçons, cumins, operador de turismo, serviços de quarto, serviços de cozinha e salva vidas.
Para conquistar uma vaga nestas áreas, o candidato precisa demonstrar liderança, capacidade de trabalhar em grupo, responsabilidade e simpatia. No quesito escolaridade, o leque é amplo. Para algumas vagas não há exigência, outras, porém, pedem curso universitário e até fluência em inglês ou espanhol. Entre os estudantes, há oportunidades para quem cursa o último ano de Psicologia, Propaganda e Publicidade, Educação Física, Pedagogia, Turismo, Hotelaria e Administração.
De acordo com o levantamento Asserttem/Sindeprestem encomendado ao Instituto Ipema, dos 24 mil trabalhadores temporários contratados nestas férias, 2 mil (8%) têm chances de serem efetivados na vaga e 6 mil (25%) deverão ser jovens em situação de primeiro emprego.

Indústria e Comércio

As 4 mil vagas poderão ser encontradas nas empresas de comercialização de produtos para lazer, marketing promocional e eventos. Hipermercados, supermercados e redes de fast-foods também devem contratar temporários para atender ao aumento da demanda. As principais funções estão na linha de produção, degustadores e promotores. Para ser contratado, é preciso ter o 2º grau completo, fácil comunicação, simpatia e em alguns casos, experiência no setor. 
Segundo a pesquisa, a estimativa é que cerca de 500 (12%) temporários sejam efetivados na vaga ao final da temporada. Aproximadamente 600 vagas deverão ser preenchidas por jovens em situação de primeiro emprego.


Distribuição do % de postos de Trabalho Temporário preenchidos no Brasil, divididos por estados e regiões:

Na primeira coluna, a colocação do estado dentro da região, de acordo com o número de contratações.
Na terceira coluna, a representação do estado dentro da região. 
Na quarta coluna, a representação do estado no conjunto Brasil. 
Na quinta coluna, a previsão (em número) de trabalhadores temporários contratados.

Fonte: Sindeprestem

Lista completa de Notícias do Grupo NPO: