Grupo NPO

Grupo NPO

Notícias » SOMA realiza o Curso Básico de Segurança de Navio - STCW

Inserida em: 01/10/2011

SOMA realiza o Curso Básico de Segurança de Navio - STCW

A SOMA Segurança Ocupacional e Meio Ambiente, empresa do Grupo NPO, apresenta ao mercado da Baixada Santista o curso Básico de Segurança de Navio (CBSN), também conhecido como STCW.

Somos credenciados pela Marinha do Brasil para ministrar este curso e possuímos os melhores instrutores/professores do mercado, com vivência e experiência das rotinas e características de trabalho a bordo.

O objetivo do CBSN é a formação de PNTs, profissionais não tripulantes, ou seja, aqueles profissionais que desejam trabalhar embarcados em navios de cruzeiro marítimo. É importante ressaltar que este curso é obrigatório para quem deseja trabalhar a bordo de navio de passageiros e tem validade internacional.

Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar)cerca de 4 mil pessoas embarcaram em navios marítimos para trabalhar na temporada 2009/2010. O número mostra uma crescente no setor. A expectativa, para essa temporada 2011/2012, é um número ainda maior de trabalhadores a fim de atender a demanda de quase 900 mil passageiros dos 20 navios que passaram pela costa brasileira. Por lei, às Companhias de cruzeiros marítimos que passam pela costa brasileira, são obrigadas a conter no mínimo 25% de empregados brasileiros.

O curso é dividido em quatro disciplinas, totalizando 34 horas de treinamento, com aulas teóricas e práticas com o objetivo de preparar os participantes a lidar com situações de emergência em alto mar, conhecer a estrutura e organização de um navio.

Nesses módulos, os participantes passam por testes práticos como: Exercícios de combate a incêndio com mangueiras e extintores; salvatagem e sobrevivência no mar com o auxílio de uma balsa que os leva para alto mar onde, tem que pular de uma plataforma de 3 metros com colete salva-vidas, nadar 15 metros com colete salva-vidas e permanecer boiando por 15 minutos com coletes salva-vidas; como acessar, a partir da água, uma embarcação de salvamento também com colete salva-vidas

O investimento para realizar o curso é de R$ 750,00, porém estamos com preço promocional, de 650 reais. No caso de pagamento à vista têm 5% de desconto.

Trazendo 50 anos de experiência em alto mar, o coordenador do curso, Comandante Waldir da Costa Freitas, aponta para a importância do CBSN. “Eu vejo o nosso curso como o mais completo da Baixada Santista e é necessário para qualquer um que for trabalhar em navio de passageiros, pois, a pessoa tem que transmitir segurança e saber como agir em qualquer ocasião de risco”. “Quem sair daqui, sai preparado para enfrentar qualquer situação”, ressalta.

A experiência em navios petroleiros, cargueiros, seis expedições para a Antártica (cinco como comandante) com o navio da USP e vivenciado um naufrágio, pesam no quesito conhecimento. “Você sempre usa o Curso Básico de Segurança de Navio em qualquer situação, é indispensável”, diz o Comandante.

Os pré-requisitos para realizar o curso são: ser maior de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental e possuir boas condições de saúde, física e mental. Entre em contato conosco pelo telefone (13) 3229-1770. Mais informações sobre o curso acessem o link.

Lista completa de Notícias do Grupo NPO: